Artigos

NARGUILÉ - Seu uso e seus perigos

narguileNarguilé, um cachimbo de água, é bastante popular entre os jovens brasileiros. O dispositivo, que também é conhecido como cachimbo de água, é usado para fumar tabaco. O que pouca gente sabe é que fumar narguilé pode ser ainda mais prejudicial à saúde que consumir cigarros.

Se durante suas reuniões de família e amigos o narguilé está sempre presente, cuidado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não existe consumo seguro de tabaco, incluindo charuto, cachimbo, cigarro e o próprio narguilé.

O que é narguilé?

narguile

Muito utilizado na cultura árabe, indiana e turca, o narguilé é um cachimbo de água preparado com um fumo especial, feito com tabaco, melaço e frutas ou aromatizantes. Ele funciona da seguinte maneira: o tabaco é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma mangueira.

Por que o narguilé é prejudicial à saúde?

narguile3

O dispositivo é prejudicial sobre tudo por ser usado para fumar tabaco. Muitas pessoas que fazem uso do narguilé acreditam que a água filtra a fumaça retirando dela as substancias nocivas, mas estão enganadas. De acordo com A. C. Camargo – Câncer Center a água serve apenas para resfriar a fumaça. A OMS diz ainda que fazer uso de narguilé por uma hora é equivalente a fumar 100 cigarros.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o uso de narguilé está relacionado ao desenvolvimento de câncer de pulmão, doenças respiratórias, doença periodontal (da gengiva) e, no caso de gestantes, com o baixo peso da criança ao nascer, além de câncer de boca e bexiga, aterosclerose e doença coronariana. O alto índice de tabaco também pode levar a dependência de nicotina.

O INCA afirma que após 45 minutos tragando a fumaça, o narguilé aumenta os batimentos cardíacos e a concentração de monóxido de carbono expirado. Ocorre também maior exposição a metais pesados, altamente tóxicos e de difícil eliminação, como o cádmio.

Compartilhar o bocal entre os usuários pode resultar na transmissão de doenças como herpes, hepatite C e tuberculose, ou seja, doenças infectocontagiosas.

Fontes

http://www.inca.gov.br/tabagismo/31maio2004/vigescola.pdf

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_especial_tabagismo_petab.pdf

http://www.inca.gov.br/wcm/dncf/2013/o-que-e-narguile.asp

http://www.accamargo.org.br/saude-prevencao/homens/os-perigos-do-uso-do-narguile/65/

http://www.brasil.gov.br/saude/2013/08/campanha-de-combate-ao-fumo-alerta-sobre-maleficios-do-narguile